sexta-feira, 30 de outubro de 2009

II Feira Multidisciplinar - Pré Sal

No último dia 24 de outubro, a Escola de Educação Básica de Jacinto Machado, realizou em suas dependências, a II Feira Multidisciplinar, na qual vários temas atuais e didáticos foram abordados.

Um dos temas foi o Pré-sal, desenvolvido pela turma do 3° ano 2 matutino, orientado pela professora de Química, Sergiani Spader. Os alunos fizeram pesquisas, confeccionaram maquetes e apresentaram o trabalho na feira.

O objetivo era pesquisar sobre o trabalho que vem sido desenvolvido pela Petrobrás, os prós e contras e principalmente o efeito sobre o meio ambiente.

A camada pré-sal é um gigantesco reservatório de petróleo e gás natural, localizado nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo (região litorânea entre os estados de Santa Catarina e o Espírito Santo). Estas reservas estão localizadas abaixo da camada de sal (que podem ter até 2 km de espessura). Portanto, se localizam de 5 a 7 mil metros abaixo do nível do mar

Estas reservas se formaram há, aproximadamente, 100 milhões de anos, a partir da decomposição de materiais orgânicos.

A concentração de gás carbônica na faixa do pré-sal é quatro vezes maior do que os poços tradicionais, o que exige a adoção de medidas atenuantes.

Para alguns ambientalistas o incentivo à produção do petróleo representa uma ameaça às medidas tomadas para conter a emissão de poluentes, causadores do efeito estufa.

Ainda que o desmatamento da Amazônia seja zerado nos próximos anos, tudo indica que as emissões decorrentes do pré-sal podem anular o seu impacto positivo e manter o Brasil entre os três maiores emissores de CO2 do mundo.

(Da esq. para a dir. - Daiane, Leandro, Aline, Liara, Angélica, Mª Terezinha, Diana, Maiara, Roberta, Juninho e Profª. Sergiane).

Um comentário:

  1. Olá, seria possível informar o material utilizado para essa maquete? A maquete ficou muito bonita e explicativa.

    ResponderExcluir