segunda-feira, 9 de novembro de 2009

II Feira Multi-Disciplinar - Sítio do Pica-Pau Amerelo . Um Encontro Com o Mundo Mágico das Histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo.






Professora: Rejani Serafim Silvestre.
4° Magistério

Disciplina: Metodologia da Língua Portuguesa e Literatura.

Justificativa: Grande parte das Escolas ainda hoje, utiliza os textos escritos de forma mecânica e artificial, por meio das cartilhas, como propósitos didáticos de ensinar correspondência grafo-fónicas da nossa escrita alfabética.
Neste projeto queremos envolver a língua escrita de forma muito mais atraente e construtiva, usando a fantasia e imaginação das histórias infantis do sitio do pica-pau amarelo, cenário mágico das histórias de Monteiro Lobato.
Por meio da literatura infantil buscaremos manifestar o potencial criativo das crianças tornando a literatura e a escrita momentos especiais da apropriação de conhecimentos e informações.

Objetivo Geral: Criar Situações de possibilidades educativas na leitura e na escrita, utilizando histórias infantis, que proporcionem a reflexão e recreação no mundo da arte e da literatura.

Objetivos Específicos:
*Reconhecer a importância do ato de ler.
*Identificar os personagens do Sitio do pica-pau amarelo.
*Argumentar sobre os personagens preferidos.
*Confeccionar mascaras do seu personagem favorito.
*Elaborar murais dos temas trabalhados.
*Interpretar as histórias.
*Contar as histórias após assistir o vídeo.
*Construir textos coletivos.
*Reescrever os textos trabalhados.
*Construir frases de acordo com as gravuras.
*Reconhecer Monteiro Lobato como um dos maiores escritos de literatura infantil.
*Relacionar atividades realizadas na cidade e no campo.
*Confeccionar fantoches

Fundamentação Teórica: Ler significa abrir as portas para compreender o mundo pela mediação dos autores e das vivencias dos personagens. É inquestionavel a importância para as formações das crianças, ouvir histórias, dando ínicio a sua aprendizagem de leitor, abrindo caminhos infinitos de descobertas e de compreensão no mundo
.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário