Resenha das alunas do 1° ano da E.E.B Jacinto Machado
Profª Responsável: Nathalia Sartor Burim
O AMOR EM NOITE DE ALMIRANTE
Cintia dos Santos Piva[1]
Débora de Carvalho Homem
Noite de almirante é um conto de Machado de Assis, o qual tem como tema o amor. No entanto, não eterno, porque um dos dois apaixonados tem esperança que no fim dê certo, enquanto o outro não acredita nesse amor. Acontece ao mesmo tempo o julgamento pela beleza física, ocorrendo um engano muito grande.
O conto descreve a história de um casal que se apaixonou. Entretanto, esse amor não foi duradouro, já que no tempo em que estiveram afastados, a mulher encontrou outro homem. O que mostra que as juras de amor feitas foram em vão: “_ Pode crer que pensei muito e muito em você. Sinhá Inácia que lhe diga se não chorei muito... Mas o coração mudou... Mudou... Conto-lhe tudo isto, como se estivesse diante do padre, concluiu sorrindo”.
Logo após todo esse sofrimento do marujo, o que restou foi a infelicidade de perder o seu grande amor, pois além de tudo o que ela fez, ele ainda tinha esperança de poder ficar com Genoveva. Machado de Assis quis mostrar como existe homem tolo, porque depois de tudo o que ela fez, das juras de amor mentirosas, do abandono, Deolindo ainda a amava e não se conformou em perdê-la, enquanto ela estava enganando-lhe e se aproveitando dele.
Como mostra no conto ele era marinheiro, e pode-se imaginar que era um homem feio, desajeitado, pelo qual era difícil uma mulher se interessar. Já ela parecia ser uma mulher com boa aparência, o que atraia muitos olhares masculinos, e como não gostava de ficar com um homem por muito tempo, traiu-o com outro, e a vida dela continuava normalmente, sem carregar nenhum peso em sua consciência, enquanto o homem ficava completamente desiludido. “_ Pois sim Deolindo, era verdade. Quando jurei, era verdade. Tanto era verdade que eu queria fugir com você para o sertão. Só Deus sabe se era verdade! Mas vieram outras coisas... Veio este moço e eu comecei a gostar dele...”.
Visto esse conto, pode-se concluir que tais fatos acontecem na vida real, pois existem muitos casais que acabam separados pela insuficiência de amor. É difícil existir amor eterno, no entanto, não impossível. Existem juras verdadeiras e isso é o que faz as pessoas continuarem a lutar por um amor verdadeiro e único, que pessoa alguma poderá abalá-lo. Encontra-se homem tolo, mas também existe mulher tola, e ser tolo pode demonstrar que existem pessoas que acreditam em outras, e que são fiéis a elas, porém não são correspondidas. O que vale é a beleza interior, pois não adianta a pessoa ser bonita fisicamente e não ser carismática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário