segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Mandalas

Os alunos dos 1ºs ano matutino e vespertino e 3ºs ano Matutino, realizaram um trabalho muito lindo, criaram mandalas com a ajuda da Profª de artes Milena Simone.
A Mandala é uma palavra sânscrita, que significa círculo, mas possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia. Universalmente a mandala é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia.
Em várias épocas e culturas, a mandala foi usada como expressão científica, artística e religiosa. Podemos ver mandalas na arte rupestre, no símbolo chinês do Yin e Yang, nos yantras indianos, nas mandalas e thankas tibetanas, nas rosáceas da Catedral de Chartres, nas danças circulares, nos rituais de cura e arte indígenas, na alquimia, na magia, nos escritos herméticos e na arte sacra dos séculos XVI, XVII e XVIII.
A forma mandálica pode ser encontrada em todo início, na Terra e no Cosmo: a célula, o embrião, as sementes, o caule das árvores, as flores, os cristais, as conchas, as estrelas, os planetas, o Sol, a Lua, as nebulosas, as galáxias.







































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário